29/05/2020 às 08h43min - Atualizada em 29/05/2020 às 08h43min

12,8 milhões de brasileiros estão desempregados, aponta IBGE


Foto: Divulgação 
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação avançou para 12,6% no trimestre encerrado em abril, elevando para 12,8 milhões o número de pessoas que estão sem emprego no país. 

O avanço do desemprego atingiu quase todos os setores econômicos analisados pelo IBGE. Porém, os destaques ficaram com o comércio, que fechou 1,2 milhão postos de trabalho depois que precisou praticamente parar de funcionar na pandemia; e com os serviços domésticos, que já contam 727 mil trabalhadores a menos, já que muitas residências deixaram de receber seus empregados por conta das medidas de isolamento social. Foi a maior queda nos serviços domésticos desde o início da série, em 2012, segundo IBGE

Esse tombo ainda levou para o menor nível da série histórica o número de empregados com carteira de trabalho assinada do setor privado brasileiro. Segundo o IBGE, esse montante caiu 4,5% em relação ao trimestre anterior, chegando ao piso de 32,2 milhões de pessoas.
 
Informalidade

A pandemia do novo coronavírus derrubou, portanto, tanto o emprego formal, quanto o informal. Por isso, provocou uma queda recorde no nível de ocupação da força de trabalho brasileira.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento