08/05/2020 às 08h06min - Atualizada em 08/05/2020 às 08h06min
Só o lockdown pode impedir avanço do covid-19 em Araguaína, capital econômica do Estado
Alberto Rocha
Foto: Divulgação A situação do coronavírus em Araguaína, segunda cidade mais importante do Tocantins, é alarmante. O Município já registra 164 casos da doença, lidera o ranking de covid-19 no Estado e ultrapassa a média nacional.
Várias medidas já foram tomadas para impedir o avanço da doença na cidade, como o isolamento social, mas até agora não foram suficientes para controlar a curva ascendente do covid-19 na capital econômica do Estado.
Uma das saídas para barrar o avanço do covid-19 em Araguaína seria o lockdown, a exemplo do que já acontece em 18 cidades do País de cinco Estados, entre eles, Maranhão e Pará, que fazem divisa com o Tocantins.
O que é lockdown?
"Lockdown" (confinamento) é o bloqueio total de uma região, é a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como numa pandemia. O cidadão é restrito de circular em áreas públicas sem motivos emergenciais, e pode até haver toque de recolher.
O lockdown é uma medida de Estado, enquanto que o distanciamento social é uma recomendação para que as pessoas fiquem longe o bastante das outras.
No lockdown, ficam abertos só serviços essenciais, e o trânsito, como já é feito na Avenida Cônego João Lima, centro, é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias e aeroportos são fechados.
No lockdown, a população não tem trânsito livre pela cidade e só pode sair em emergência.