21/04/2020 às 07h48min - Atualizada em 21/04/2020 às 07h48min
Prefeitura alerta sobre riscos do uso de capacete compartilhado
Foto: Divulgação A Prefeitura de Araguaína adotou nova medida de segurança contra a covid-19. A partir desta segunda-feira, 20, a orientação é de que os motociclistas evitem o transporte do capacete a mais ao transitar pelas ruas da cidade.
Além de uma atitude preventiva, a determinação pretende evitar o transporte regular ou irregular de passageiros para que se cumpra a suspensão do serviço de transporte de pessoas por mototáxi.
Riscos do capacete compartilhado
O uso compartilhado do capacete pelos usuários de motocicletas é um grave fator de risco para a disseminação da covid-19, segundo o que aponta os especialistas em saúde. De acordo com a médica infectologista, Carina Amaral Feriani, a recomendação é o uso individual do objeto.
“Existe um grande risco de contaminação pelo compartilhamento do capacete, já que, por meio da respiração, em caso de uma pessoa contaminada, o vírus permanece ali presente no interior do objeto, sendo facilmente transferido para outra pessoa, por isso a orientação é não compartilhar”, explicou a médica.
Higienização do capacete
Outra recomendação é quanto aos cuidados com a higienização do capacete individual, é fundamental que se realize a limpeza do objeto logo após o uso. (ascom).