09/04/2020 às 08h23min - Atualizada em 09/04/2020 às 08h23min
Continua proibida a pesca em todas as modalidades no Rio Caiapó
Foto: Secom/TO O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que foi prorrogada a suspensão da pesca em todas as modalidades por mais um ano, no trecho da ponte localizada na rodovia TO - 442, na divisa dos municípios de Araguacema e Caseara, até a foz do Rio Caiapó, afluente do Rio Araguaia.
O objetivo da proibição é garantir o repovoamento de peixes na região, uma vez que o local é considerado um importante berçário para inúmeras espécies e contribui para a preservação da biodiversidade nos recursos hídricos do estado do Tocantins, além de fazer parte da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, unidade de gestão do Naturatins.
Fiscalização
Vale ressaltar que o Naturatins juntamente com os órgãos parceiros municipais, estaduais e federais, vai permanecer com as operações integradas de fiscalização em todo Estado.
Repovoamento
A proibição da pesca naquele trecho do Rio Caiapó tem como finalidade garantir o repovoamento das espécies, bem como a sobrevivência das famílias de pescadores que têm nesta atividade o único meio de adquirir renda e manter suas famílias. (Secom).