31/03/2020 às 07h42min - Atualizada em 31/03/2020 às 07h42min
Cutucando cobra com vara curta: a paciência pode acabar e o pior pode chegar
Alberto Rocha
Foto: Montagem “A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela”. A frase é atribuída ao ex-primeiro ministro britânico- Winston Churchill.
Nos países democráticos, os cidadãos podem tirar um governo de que não gosta e colocar outro no lugar, desde que haja fundamento.
Não se discute se Bolsonaro está ou errado. Porém, às vezes é intransigente e inconsequente. Todos sabem que a necessidade do isolamento social como forma de combater a pandemia do coronavírus é fundamental. O momento é de solidariedade e de responsabilidade social, mas defender a retomada do trabalho é essencial para o País.
Chama atenção o fato de a grande imprensa dar destaque ao pedido de saída de Bolsonaro feito por Ciro Gomes, Guilherme Boulos e Fernando Haddad, três derrotados nas últimas eleições. Há outras personalidades mais importantes no cenário político para fazerem isso.
Aproveitar-se da crise do coronavírus para exigir a saída de um governo eleito legitimamente é, também, atentar contra a democracia. Qual é a acusação? Qual foi o crime?
Dessa forma, forçar a saída de Bolsonaro da Presidência da República no atual contexto político do Brasil chega a ser utópico. Querendo ou não, foi o Bolsonaro que o povo escolheu para ser presidente do Brasil e pronto. Aceitar é democrático.