26/03/2020 às 07h41min - Atualizada em 26/03/2020 às 07h41min

Triste realidade social: casal com 7 filhos pequenos pede ajuda para conseguir comida, roupas, calçados e colchão

Alberto Rocha

Foto: Divulgação

 
O desempregado Luís Roberto, 49 anos,  a esposa e dona de casa, Adna  Santos, 26, e os 7 filhos pequenos não têm nem o que comer.  “Hoje só as crianças comeram arroz branco porque  minha irmã ajudou. Eu e meu esposo ficamos sem comer para não tirar da boca dos filhos”, disse Adna.

A família mora na rua Tancredo Neves, no bairro Nova Filadélfia, Filadélfia, norte do Estado, a 500 km de Palmas.  O portal  otocantins  viajou até à cidade para ver de perto a triste realidade da família.

Na casa emprestada onde moram (uma sala, um banheiro e dois quartos), os pais abraçam as crianças dentro do quarto e esperam a hora da refeição passar. Desempregado, Luís diz que essa é a rotina de quase todos os dias e não sabe o que dizer para os filhos quando eles pedem comida. “As crianças só comem na escola. Como não tem aula esses dias, elas passam fome”, disse Luis.

Na casa falta tudo:  comida, colchão, cama, lençol, roupas e, especialmente, emprego. “Sou serralheiro profissional, já trabalhei até na hidrelétrica Belo Monte; faço qualquer serviço de serralharia, mas aqui em Filadélfia não tem emprego de nada”, diz Luís.

Para piorar ainda mais a situação, um dos filhos do casal tem hiperaratividade.  O menino, de 9 anos, chegou a fazer tratamento no CAPs de Araguaína, mas a prefeitura de Filadélfia parou de ajudar. Incialmente, a Prefeitura ajudava com R$150,00 e o transporte, mas resolveu retirar a ajuda há mais de 8 meses. 

O sonho de Luís é ganhar uma casa popular, já fez cadastro na Prefeitura,  mas até agora, nada. Já a esposa, Adna, disse que o sonho é ver o marido trabalhando e ganhar um celular usado.

Por ironia do destino,  a 200 metros da casa onde a família mora, tem  57 casas populares abandonadas , do Programa Minha Casa Minha Vida. A maioria das casas está no ponto de madeiramento, mas as residências  se perdem no meio do matagal.

A Prefeitura de Filadélfia já tem em caixa mais de 10 milhões de reais de emendas para obras de infraestrutura na cidade.

Qualquer doação pode ser feita pelo telefone (63) 992130108 (Eliane).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento