16/03/2020 às 10h03min - Atualizada em 16/03/2020 às 10h03min

Entenda sobre os casos do novo Coronavírus no Tocantins; suspeitos são de Palmas e Araguaína



 
Duas jovens residentes de Palmas foram incluídas na relação do Ministério da Saúde (MS) de casos suspeitos do Coronavírus 2019 (Covid-19). As pacientes, de 22 e 26 anos, recentemente estiveram na Europa, visitando França, Itália, Holanda e Alemanha.

Para o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  Edgar Tollini, não há motivos para alardes, embora seja importante a população estar atenta as recomendações do MS. “O Tocantins foi o quinto estado a apresentar seu plano de contingência, que foi aprovado sem ressalvas. A rede de Saúde está preparada para receber e realizar todo o acompanhamento necessário aos usuários que apresentarem um quadro condizente ao novo vírus”, ressaltou o gestor.

Tão logo, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, iniciou o acompanhamento. As amostras foram colhidas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que resultaram inconclusivos para vírus respiratórios, como Influenza. Assim, as amostras coletadas foram então encaminhadas a um dos laboratórios de referência definidos pelo MS, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).

Além das duas pacientes, o Cievs faz atualmente acompanhamento de outros seis casos, três deles em Palmas e o restante em Araguaína, Paraíso e Porto Nacional, que se enquadram nos critérios preliminares de encaminhamento e acompanhamento.
 
(Com informações da Secom).
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento