14/03/2020 às 07h13min - Atualizada em 14/03/2020 às 07h13min

Deputado cobra agilidade na realização do concurso público da Polícia Militar; deficit é de mais de mil policiais


Foto: Divulgação

 
Em discurso na tribuna da Assembleia, nesta quinta-feira, 12, o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) cobrou agilidade na realização de concurso para a Polícia Militar do Tocantins. O parlamentar citou um levantamento feito pelo Ministério Público, ainda em 2017, que apontou um déficit de 5,4 mil PMs no estado. 

“Quase três anos depois, esse número é bem maior, pois muitos militares foram para a reserva. Com efetivo reduzido, muitos municípios tocantinenses não contam sequer com um policial”, afirmou.

Segundo Elenil, a Lei Estadual nº 2.944/2015 estipula que o efetivo ideal da Polícia Militar do Tocantins é de 9 mil policiais, mas, atualmente, a corporação conta com cerca de 3,4 mil integrantes, menos da metade prevista na legislação. 

O deputado lembrou que, em outubro de 2019, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, anunciou o lançamento de um concurso com mil vagas para soldado e oficial, mas até agora, não há previsão de quando o edital será lançado. “A falta de policiais gera insegurança e diante do aumento da criminalidade mesmo em municípios antes considerados pacatos, é fundamental que este concurso seja realizado o quanto antes, com a entrada de novos membros nas fileiras da corporação”, concluiu.

Concursos da PM

Com 1.040 vagas e mais de 70 mil inscritos, o último concurso da Polícia Militar foi lançado em 2018, mas acabou sendo anulado depois que foi constatada a suspeita de fraude na aplicação das provas objetivas. Antes deste, o derradeiro certame promovido pela PM ocorreu em 2013, com o preenchimento de 300 vagas. (Ascom).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento