21/02/2020 às 07h14min - Atualizada em 21/02/2020 às 07h14min
Capoeira pode virar disciplina obrigatória nas escolas públicas de Araguaína; projeto já foi aprovado na Câmara
Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Araguaína aprovou projeto de Lei que reconhece o caráter educacional e formativo da atividade da capoeira no âmbito do Município de Araguaína.
Pelo projeto, de autoria do vereador Soldado Alcivan, fica instituído no âmbito da Administração Pública Municipal, o ensino da capoeira nas escolas da rede municipal. Ainda, os estabelecimentos de educação básica de responsabilidade do poder público municipal, poderão celebrar parcerias com pessoas físicas, associações, ligas e federações ou outras entidades que representem e congreguem profissionais da capoeira.
O ensino da capoeira deverá ser integrado à proposta pedagógica da escola, de forma a promover o desenvolvimento dos alunos.
Para o vereador Alcivan, a capoeira é um esporte de expressão da cultura popular e merece destaque nas escolas públicas. “Assim como a dança, o samba, o forró e outros ritmos, a capoeira está intimamente ligado à cultura do brasileiro, por isso, esse esporte merece o respeito e o reconhecimento de todos, especialmente nas escolas”, disse.
O projeto de inclusão da capoeira nas escolas já foi aprovado por unanimidade na Câmara de vereadores e segue agora para a sanção do poder executivo.