25/01/2020 às 06h05min - Atualizada em 25/01/2020 às 06h05min
Retomada da credibilidade do Governo cria mecanismos para Desenvolvimento Econômico do Tocantins
foto: Governo do Tocantins
A retomada da credibilidade do Governo com fornecedores e investidores ocorreu com o trabalho realizado na área fiscal com a redução de gastos, a reforma do Estado e o enquadramento dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Desenvolvimento
As ações promovidas pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC), têm refletido positivamente no Desenvolvimento Econômico do Tocantins e na atração de novas empresas.
O Estado terminou o ano de 2019 com saldo positivo na criação de novos postos de trabalho e está viabilizando projetos importantes como o Polo de Confecções e a Cidade do Automóvel.
Além dos incentivos fiscais para atração de indústrias e empresas, o Governo também reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para fomentar o setor aéreo e concedeu incentivos para o desenvolvimento da piscicultura.
O Governo está executando a instalação do Parque Tecnológico do Tocantins para viabilizar novas tecnologias ao setor produtivo. Além disso, investiu no ano passado mais de R$ 2 milhões em Ciência e Tecnologia, com destaque para a divulgação de editais voltados à comunidade científica.
A área de Mineração ganhou impulso com a criação da Agência de Mineração (Ameto). Dentre os destaques positivos de 2019 está o leilão da jazida de minério de Palmeirópolis que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). O Governo prevê R$ 255 milhões em investimentos ao longo de 10 anos com o projeto. A expectativa é de que a exploração na região gere 2 mil empregos.
Já o Turismo Receptivo teve amplo destaque na Gestão com a criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que tem o objetivo de fomentar as ações em suas áreas afins. (com informações da Secom).