Conta de luz fica mais cara a partir de maio com bandeira amarela, anuncia Aneel

Por
2 Min

A conta de luz vai ficar mais cara em maio para consumidores de todo o país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária passará para amarela, o que implica cobrança extra nas faturas.

Segundo a agência, a mudança ocorre por causa da redução das chuvas na transição do período chuvoso para o seco. Com menos água nos reservatórios, diminui a geração por hidrelétricas e aumenta o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

Na prática, haverá um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Desde janeiro, o país operava com bandeira verde, sem cobrança adicional, devido às condições favoráveis de geração.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da produção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). As cores sinalizam ao consumidor quando a energia está mais cara ou mais barata de ser gerada.

A definição mensal leva em conta estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por planejar a operação do sistema e projetar os custos da geração de energia.

Como funcionam as bandeiras

  • Verde: sem cobrança adicional

  • Amarela: acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh

  • Vermelha (patamar 1): acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh

  • Vermelha (patamar 2): acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh

Com a mudança para a bandeira amarela, consumidores residenciais, comerciais e industriais já devem sentir o impacto na conta de luz a partir do próximo mês.

 

 

  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://otocantins.com.br/.
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90