22/01/2020 às 07h01min - Atualizada em 22/01/2020 às 07h01min

Atenção: Placa Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro de 2020; Tocantins ainda não aderiu ao novo modelo de placas


No dia 31 de janeiro o uso da placa Mercosul passa a ser obrigatório em todo o País. O prazo foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran.
 
O novo prazo foi determinado para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem credenciar as fabricantes das  novas placas.
 
Dos 26 estados brasileiros, apenas 10 já haviam aderido à nova Placa de Identificação Veicular (PIV). O Tocantins, por exemplo, ainda não havia aderido.
 
As atuais placas no padrão cinza custam R$ 138,24. O órgão de trânsito não informou qual será o preço das placas de padrão Mercosul.
  
Obrigatoriedade da placa Mercosul
 
A placa Mercosul passa a ser obrigatória para veículos novos, no primeiro emplacamento. E também para os que forem transferidos de município ou Estado. Ou ainda em caso de furto ou dano muito extenso à placa, que dificulte a leitura.
 
A implantação da placa Mercosul no País teve seis adiamentos.  O novo sistema deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Mas foi adiado para 2017 e depois, para dezembro de 2018.
 
Cor da letra identifica categoria
 
A placa Mercosul é parecida com o sistema adotado na Europa. O padrão já está em vigor no Uruguai e Argentina. Em breve também será implantado no Paraguai e na Venezuela.
 
A nova placa tem fundo branco, quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo.
 
A cor preta é para carros particulares. A vermelha é para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem (autoescola). Azul é para carros oficiais e verde para os de teste. O tom dourado identifica carros diplomáticos e o prateado, modelos de coleção.
 
Em uma tarja azul fica o nome e a bandeira do país, além do emblema do Mercosul.
 
A nova placa tem o mesmo tamanho da cinza. Apenas carros de passeio precisam ter placas na dianteira e na traseira. Para motocicletas, quadriciclos, reboques, tratores e guindastes apenas a placa traseira é obrigatória. (fonte: correiobraziliense).

Em nota, O Detran Tocantins informa que o órgão está em contato com  o Denatram para a adoção da nova medida.


"O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) está em contato com o Departamento Nacional de Transito (Denatran) e todas as providências estão sendo tomadas para que a placa Mercosul seja implantada dentro do prazo determinado ao Tocantins".
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento