Com obras de acessos, ponte de Xambioá deve ser liberada para tráfego até dezembro

27/10/2025 07h00 - Atualizado há 2 semanas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou as obras dos acessos à ponte sobre o Rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). A estrutura principal da ponte, avaliada em mais de R$ 200 milhões, está concluída desde o início de 2025, mas segue sem uso devido à falta de ligação com as estradas nos dois lados.

Segundo o DNIT, os serviços incluem aterros de encabeçamento, terraplenagem, colchão drenante e gabiões, além da construção de ruas marginais e de um contorno viário em Xambioá para melhorar o tráfego urbano e aumentar a segurança. O investimento nesta etapa é de R$ 28 milhões, com recursos do Novo PAC.

Desapropriações destravaram o início

A execução dos acessos dependia da desapropriação de imóveis nas áreas de passagem da rodovia. De acordo com o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, esse foi o principal entrave do projeto.

“Quando assumimos o contrato, em 2023, não havia desapropriações concluídas nem obras nas cabeceiras. Tivemos de remover 12 residências no lado paraense, negociar judicialmente com as famílias e só então iniciar os serviços”, explicou Galvão.

Com as desapropriações resolvidas e as frentes de trabalho em andamento, o DNIT prevê liberar o tráfego sobre a ponte até dezembro de 2025.

Etapa em execução

Nesta fase, o órgão executa os aterros de encabeçamento e serviços complementares como colchão drenante (65,7% concluído), terraplenagem (52,1%) e gabiões (25,5%). O bueiro celular de 2,5 x 2,5 metros já foi finalizado.

Os acessos somam 2.010 metros de extensão - sendo 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no lado tocantinense.

Obra estratégica para o Matopiba

Com 1.724 metros de comprimento e 12 metros de largura, a ponte integra o corredor logístico da BR-153 e é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Histórico da obra

O contrato foi assinado em 2017, durante o governo Michel Temer, com previsão de entrega em 2021. No entanto, disputas judiciais, entraves administrativos e rescisões contratuais atrasaram a execução, que só teve início efetivo em 2020.

O custo total também aumentou: de R$ 132 milhões inicialmente previstos, o valor já ultrapassa R$ 232 milhões, somando a ponte e os acessos.

Enquanto a ligação definitiva não é concluída, a travessia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia continua sendo feita por balsa - um trajeto demorado e que oferece riscos, como o recente choque de uma embarcação contra um dos pilares da ponte.

Com o avanço das obras e a previsão de entrega até o fim de 2025, o DNIT espera encerrar um dos projetos mais aguardados da infraestrutura tocantinense e consolidar a integração rodoviária entre Tocantins e Pará.

 

 

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