Maior via de Palmas agora tem Siqueira no lugar de Teotônio

09/10/2025 08h02 - Atualizado há 2 horas

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, sancionou neste domingo (5), durante a solenidade em comemoração aos 37 anos de criação do Estado do Tocantins, a lei que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Siqueira Campos. O ato ocorreu na Praça dos Girassóis, em um momento marcado por simbolismo e reconhecimento à trajetória do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, idealizador da Capital.

Com mais de 25 quilômetros de extensão, a avenida é a principal via de Palmas, conectando a cidade de norte a sul. Ao assinar a lei, o prefeito destacou o caráter histórico da mudança.

“Estamos apenas cumprindo a história. A Avenida Siqueira Campos nasce como a maior avenida dentro de um mesmo município no Brasil. Receber esse autógrafo de lei é motivo de emoção e gratidão. De onde estiver, sei que meu pai estará feliz. Nada mais emblemático do que sancionar esta lei no dia do aniversário do Estado, eternizando o nome de quem sonhou e construiu esta cidade”, afirmou Eduardo.

Origem antiga da proposta

O prefeito relembrou que a proposta de renomear a avenida não é recente. Segundo ele, a primeira iniciativa ocorreu em 2009, durante a gestão do então prefeito Raul Filho, quando a Câmara de Palmas aprovou o projeto de lei com o novo nome. A medida, contudo, não foi implementada à época por decisão do próprio Siqueira Campos.

Eduardo citou a mensagem deixada por seu pai, escrita à mão em um cartão: “Recebo essa homenagem como reconhecimento por ter dado ao Tocantins este rosto jovem e moderno, a nossa querida Palmas. Agradeço, no entanto, deixo a adoção e implementação da presente medida para aquele que estiver na cadeira de prefeito quando eu tiver partido. Não me peçam para faltar à história.”

Preservação da memória e apelos por reconhecimento

Durante o discurso, o prefeito também abordou outro tema de relevância simbólica: a preservação do nome do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins.

“Ao sancionar esta lei, toco num assunto que me incomoda e que também incomodaria Siqueira Campos. Levei ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, o pedido de meu pai: não permitam que mudem o nome do Palácio Araguaia. O Estado é Tocantins e o Palácio é Araguaia”, disse.

A fala de Eduardo remente ao fato de que os deputados acrescentaram o nome do ex-governador ao Palácio.

Em tom conciliador, Eduardo defendeu que outras figuras históricas também recebam reconhecimento. “O segundo governador deste Estado está vivo e merece ser homenageado. Penso que a ponte que liga Palmas a Luzimangues não teria nome mais justo do que Ponte Moisés Nogueira Avelino.”

A ponte fazia homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), mas agora também leva o nome de Siqueira Campos. 

Reconhecimento do governo estadual

Presente ao evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância do gesto e o legado de Siqueira Campos. “Ele sempre lutou pelo Estado. Homens assim merecem toda a homenagem”, afirmou.

Por fim, o prefeito ressaltou que a homenagem ao pai não diminui a relevância de Joaquim Teotônio Segurado, considerado um dos precursores na luta pela criação do Tocantins. Eduardo lembrou que o Paço Municipal de Palmas já leva o nome de Teotônio Segurado, preservando sua memória na Capital.

 

 

  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://otocantins.com.br/.