Tocantins autoriza plantio de soja da safra 2025/2026 e espera novo recorde de produção

30/09/2025 08h08 - Atualizado há 3 dias

A partir desta quarta-feira (1º), os sojicultores do Tocantins estão autorizados a iniciar o plantio de soja sequeiro da safra 2025/2026. A janela vai até 15 de janeiro de 2026 e marca o início de um dos períodos mais aguardados pelo setor produtivo, que projeta nova expansão da área cultivada no Estado.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), responsável pela fiscalização, o cadastramento das áreas é obrigatório e deve ser feito até o quinto dia útil após o fim da janela. A medida é considerada essencial para o controle da ferrugem asiática, principal ameaça à cultura da soja no país.

Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Adapec, reforça que a prevenção começa no registro das lavouras.

“É por meio do cadastro que a Agência realiza o monitoramento, a prevenção e o controle de pragas como a ferrugem asiática. Por isso, pedimos aos produtores que cumpram o prazo e participem desse esforço coletivo”, pontuou.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que o Tocantins tem papel de destaque no cenário nacional e deve ampliar ainda mais sua produção.

“Na última safra, tivemos 1.465.383 hectares cadastrados. Para este novo ciclo, a expectativa é de crescimento. A soja é uma das forças da nossa economia e estamos preparados para garantir a defesa sanitária necessária para mais uma grande colheita”, afirmou.

Cadastro obrigatório

O produtor deve apresentar a documentação exigida (disponível no site www.to.gov.br/adapec), pagar a taxa e protocolar os documentos na unidade da Agência em seu município. O não cumprimento da norma pode resultar em sanções previstas na legislação.

 

 

  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://otocantins.com.br/.