Pequenos produtores e feirantes realizam, de 15 em 15 dias, uma das feiras mais conhecidas de Babaçulândia e região, no norte do Tocantins. Trata-se da feira livre do Mato Verde, que fica a 15 km de Araguaína, no sentido da localidade conhecida como João Mentira.
Os feirantes da região e de localidades vizinhas vendem de tudo na feira, que acontece sempre aos domingos pela manhã. Além de venderem as mercadorias frescas produzidas na região, os feirantes aproveitam o contato direto com os consumidores, fortalecendo a união dos moradores e impulsionando a economia familiar local.
Na feira é possível encontrar quase tudo. As barracas, limpas e bem organizadas, vendem verduras, carne de porco e de gado, peixe, frango caipira vivo e abatido, rapadura, tijolo, mel, garapa de cana, salgados, farinha, tapioca, puba, vários tipos de bolo, comidas típicas, arroz in natura, feijão, mandioca, raízes, ervas medicinais, entre outros produtos regionais.
A feira, organizada pela Associação de moradores do Mato Verde, serve como um espaço de venda direta, permitindo que os pequenos agricultores ofereçam produtos frescos e de qualidade, livres de intermediários, ao mesmo tempo que constroem um relacionamento de confiança com o público, além da convivência com os moradores locais. Além disso, a Associação promove diversas atividades sociais de conscientização à população local.
Para João Filho, mais conhecido como Solteiro, a feira é um excelente espaço de convivência e de vendas, de visibilidade e valorização dos pequenos produtores do Mato Verde. "A feira é uma grande festa. Aqui a gente encontra familiares e amigos, o consumidor leva para casa produtos frescos e de qualidade, além da alegria e da valorização dos nossos produtores que vendem aquilo que plantam na região", afirmou Solteiro.
Como chegar à feira do Mato Verde
É fácil. Saindo de Araguaína, pelo bairro Jardim das Flores, siga pela estrada de chão, a TO 243, que dá acesso à chácara do João Mentira. A feira fica perto da casa do vereador Claudinei, conhecido como Boi. Já a rodovia TO 243 liga Araguaína a Babaçulândia, pelo povoado Mato Verde.
Quem tiver interesse em saber mais sobre a feira do Mato Verde pode falar com Andréia, secretária da Associação, telefone (63)99985-1164.