13/01/2020 às 07h56min - Atualizada em 13/01/2020 às 07h56min

Sebrae nacional analisa denúncia de nomeação de namorado de prefeita de Palmas; caso avança na Ouvidoria


 
O Sebrae nacional investiga se houve ingerência ou acomodação política de Eduardo Mantoan, namorado da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro,  na unidade de Palmas, capital do Tocantins.

Escolha foi oficializada pelo presidente do Conselho do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, que dias antes teve sua esposa nomeada na prefeitura da Capital. Ramos é secretário de Finanças do município e, ao bancar a contratação do namorado da prefeita a “pedido” de sua chefe.

Uma queixa feita à Ouvidoria do Sebrae nacional resultou na análise da nomeação de Eduardo Mantoan, namorado da prefeita de Palmas, Cinthia. Conforme cópias do andamento da denúncia, a referida questão já obteve “classificação” e está em “tratamento”.

Cercada de alguns fatos correlatos no período, a referida escolha do namorado da gestora foi oficializada no dia 15 de setembro de 2019. E ocorreu 20 dias depois da prefeita de Palmas ter nomeado como secretária executiva Saúde Marta Ramos. Ela é esposa do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, que também é secretário de Finanças da Prefeitura de Palmas, ou seja, assessor da prefeita. Ele teria atendido ao “pedido” de sua chefe na Prefeitura.

Antes do Sebrae, foi cogitado nos bastidores a ida de Mantoan, que estava desempregado, para a Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins). Porém, o presidente da entidade, Roberto Pires, removeu a ideia de Cinthia Caetano Ribeiro.

O fato gerou ampla repercussão na imprensa local. Também houve muitas críticas nas redes sociais pelo aparente “nepotismo informal” da escolha do namorado da gestora. Esta, porém, não é a primeira nomeação polêmica que envolve Manoan. Em abril de 2018, logo após a prefeita ter assumido o Paço Municipal, ele foi nomeado como secretário na gestão de Cinthia Caetano Ribeiro. Nesta oportunidade, as críticas também dominaram as redes sociais.

TEMOR DO SEBRAE

O Sebrae avalia se houve ingerência ou “acomodação política” de Mantoan na unidade de Palmas, capital do Tocantins. Como o sistema S vem sofrendo críticas por falta de transparência nos gastos e o volume de recursos públicos das várias entidades do setor, a direção atual do Sebrae teme reflexos negativos sobre gastos e escolha de colaboradores sem qualificação técnica ou até mesmo por indicações políticas ou favores. (texto enviado à redação)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento