Governador recebe equipe do Banco Mundial para avaliar avanços do Progestão no Tocantins

17/09/2025 07h52 - Atualizado há 4 horas

O governador Laurez Moreira recebeu nesta terça-feira, 16, no gabinete do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Banco Mundial para discutir o andamento do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Tocantins (Progestão/TO). Em execução há um ano, o programa tem como objetivo modernizar os sistemas de gestão de recursos humanos, previdência, compras, investimentos e orçamento.

No estado, as prioridades do Progestão estão voltadas para a gestão de ativos e investimentos. O Governo do Tocantins busca aperfeiçoar o planejamento e a eficiência na aplicação dos recursos, por meio da implementação de um novo sistema, da criação de um banco de projetos e da adoção de metodologias que evitem atrasos e custos excessivos.

O governador avaliou o encontro de forma positiva, ressaltando o momento oportuno para o fortalecimento do controle interno, especialmente nas áreas orçamentárias. “Tivemos uma ótima reunião com o Banco Mundial. Nosso compromisso é tornar o Tocantins um estado moderno, aplicando bem os recursos e trazendo mais eficiência à gestão. Quero que o Tocantins seja exemplo para o Brasil”, afirmou Laurez Moreira.

A gerente do Progestão do Banco Mundial, Sadia Afolabi, destacou o andamento do programa no Tocantins, ressaltando que as ações têm sido desenvolvidas de acordo com as realidades dos municípios e alinhadas às diretrizes do Governo do Tocantins. “Finalizamos um ano de implementação do projeto e estamos entrando agora no segundo ano. Isso significa que estamos olhando em cada secretaria, cada área, trazendo os termos de referência para iniciar as atividades em cada setor, atendendo às demandas da atual gestão”, salientou.

Progestão/TO

O Progestão/TO é um programa que prevê a modernização dos sistemas de gestão pública em áreas como recursos humanos, previdência, compras, orçamento, patrimônio, saúde, educação e assistência social. A iniciativa conta com um financiamento de US$ 55 milhões do Banco Mundial/Bird, assinado em maio de 2024, e tem como foco ampliar a eficiência e a transparência na administração estadual.

Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), com apoio técnico da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e integração de diversas secretarias e órgãos estaduais, o projeto busca aprimorar o controle, facilitar o acesso às informações e gerar relatórios detalhados para o monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é oferecer ao governo melhores condições para a tomada de decisões e para a implementação de políticas públicas eficazes, alinhadas às diretrizes de desenvolvimento, ampliando a transparência e a eficiência nos gastos públicos na gestão do Estado.

  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »