Tocantins reforça ações de enfrentamento à violência contra a mulher no estado

09/08/2025 07h00 - Atualizado há 8 horas

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), deu início à participação na Operação Shamar, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa busca fortalecer as redes de proteção e garantir o cumprimento de medidas judiciais, como o uso de tornozeleiras eletrônicas em agressores monitorados.

A primeira ação da operação ocorreu em Palmas, nos dias 7 e 8 de agosto, com a vistoria de oito monitorados que respondem por crimes relacionados à violência doméstica e estão sob medidas cautelares. Durante as abordagens, os agentes reforçaram orientações sobre o uso correto da tornozeleira eletrônica, advertindo especialmente sobre a importância de manter o equipamento carregado e respeitar as zonas de exclusão determinadas pela Justiça.

Durante o período da mobilização, as ações serão intensificadas com foco em quatro eixos principais: o monitoramento dos agressores que utilizam tornozeleira eletrônica; a verificação do cumprimento das medidas judiciais impostas; o apoio direto à rede de proteção da mulher; e a cooperação com outras forças de segurança pública, promovendo uma atuação integrada e eficaz no enfrentamento à violência.

O gerente de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, Alexandre Bibikow, destacou a importância da atuação da Polícia Penal na ação. “A participação da Polícia Penal na Operação Shamar demonstra o empenho na proteção das vítimas e no enfrentamento à violência. A monitoração eletrônica tem crescido de forma exponencial no estado; e um novo processo licitatório já está em andamento para ampliar a oferta de Delegacias de Proteção à Pessoa, com previsão de até 300 novos equipamentos, o que fortalece ainda mais a rede de enfrentamento”, frisou.

O chefe da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep), André Coutinho, enfatizou o impacto positivo da atuação integrada na Operação Shamar. “A Central reafirma seu papel estratégico na prevenção de novos crimes e na promoção da segurança pública, com foco na proteção da vida. Essa atuação conjunta potencializa os resultados e amplia o alcance das ações de enfrentamento à violência”, afirmou.

Violência contra a mulher é crime. Denuncie! Ligue 180.

 

 

  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »