A 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em parceria com as Secretarias da Segurança Pública e a Secretaria Especial da Mulher de Araguaína, promove nesta quinta-feira (07) a terceira edição da Caminhada Agosto Lilás. O evento terá início às 16h, com concentração no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, e seguirá até a Via Lago.
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica e reduzir os índices de violência contra a mulher no Tocantins. Além da caminhada, o público poderá participar de diversas atividades gratuitas, como aulão de ritmos, aula de Muay Thai, aferição de sinais vitais e pressão arterial, massagens, além de serviços de registros de boletim de ocorrência e pedidos de medidas protetivas.
De janeiro a julho de 2025, foram registrados 7.989 casos de violência contra a mulher no estado, com Palmas, Araguaína e Gurupi liderando os índices. Entre os crimes mais frequentes, destacam-se ameaças (2.528 ocorrências) e lesões corporais (1.344 casos).
“A Caminhada Agosto Lilás é uma iniciativa da delegacia da mulher de Araguaína, mas conta com o apoio de diversos setores, como a Prefeitura, empresas privadas e instituições de ensino. Nas duas últimas edições, reunimos cerca de 2 mil mulheres, além de homens e famílias. O evento é para toda a sociedade, e esperamos uma grande participação para fortalecer o combate à violência contra as mulheres”, destacou Sara Lilian, delegada titular da 3ª DEAM em Araguaína/TO.
Como denunciar violência contra a mulher
Se você perceber que uma mulher está sofrendo violência ou presenciar algum episódio de agressão, utilize os canais de denúncia disponíveis:
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)
Delegacia Virtual
Disque 190
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (ligações gratuitas, 24h, permite denúncias anônimas)
Além disso, os Centros de Referência da Mulher oferecem suporte e atendimento especializado.