07/01/2020 às 14h06min - Atualizada em 07/01/2020 às 14h06min

Tartarugas do Garimpinho receberão um projeto de preservação a partir deste ano


foto: Prefeitura de Araguaína

 
A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizará o monitoramento durante o período de eclosão dos ovos, de agosto a dezembro. Também haverá a construção de um berçário para que os filhotes desenvolvam resistência antes da soltura no meio natural.
 
Uma equipe, formada por quatro técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, visitou o Garimpinho, povoado que fica às margens do rio Araguaia,  no mês de novembro para identificar as áreas em que os répteis botam os ovos.
“O povoado tem 17 ilhas. Nós mapeamos com uso de GPS para planejar todo o trabalho que será feito”, contou o educador ambiental do Município, Edilmo Azevedo. À época, foram encontrados alguns filhotes que tinham acabado de emergir e foram os primeiros a receber o salvamento do projeto.
 
Proteção também contra o homem

Os quelônios serão protegidos não só dos animais maiores, mas também do ser humano. “Se alimentar, como forma de subsistência é permitido, mas comercializar é crime. Vamos fiscalizar isto”, alertou o técnico.
 
Conservação da Natureza

A Prefeitura de Araguaína realiza ações de fiscalização e educação ambiental na Praia do Garimpinho, todos os anos, durante a temporada. Técnicos do Meio Ambiente atuam na conscientização dos acampamentos instalados nos 25 quilômetros de extensão da margem araguainense. As atividades vão desde a instalação de contêineres, cadastro dos acampamentos até orientações com distribuição de cartilhas educativas.(ascom).
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90