05/12/2019 às 07h40min - Atualizada em 05/12/2019 às 07h40min
Jovem do Bico do Papagaio, com passagem por Portugal e Inglaterra, é pré-candidato a vereador
Alberto Rocha - Alberto Rocha
foto: divulgação
Alberto Rocha
Wemerson Alves da Silva Lima, 30 anos de idade, mora atualmente em São Paulo, mas é natural de Araguatins. Com passagem pelo Reino Unido (Londres- Inglaterra) e Europa, Cidade do Porto, Portugal, agora ele quer usar toda a sua experiência na vida pública no Tocantins.
Formado em Direito, pós- graduado em Gestão Pública e Jornalista político profissional, é militante de causas sociais e Direitos Humanos, Wemerson quer colocar no currículo, a política de Araguatins e do Estado do Tocantins. Para isso, pretende vir com tudo nas próximas eleições em sua cidade natal, Araguatins, Bico do Papagaio, onde pretende disputar o cargo político de vereador em 2020. Confira a entrevista
Otocantins – Quando e por que saiu de Araguatins?
Wemerson- Saí da minha cidade em 2004, fui para São Paulo estudar. Pois Araguatins não tinha o cursos que eu queria, em Palmas ou Araguaína teria que pagar os estudos em logo por sua vez em São Paulo eu tinha conseguindo uma bolsa de estudo pela Golden Cross.
Otocantins- Como foi a mudança?
Wemerson- Foi difícil, 16 anos de idade sem muitas experiências mais com muitas vontades de ter conhecimento e poder aprender e me desenvolver, ao passar do tempo, entre faculdade e cursinhos. Em 2015 passei no ENEM e consegui uma bolsa de estudo no Programa Ciência sem Fronteiras, foi um momento ímpar pois iria cursa Relações Internacionais ( UNIVERSIDADE DE COIMB), Fui para a cidade do Porto, Portugal. Mesmo morando em Londres, continuei meus estudos no Porto. Com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, as bolsas foram revogadas e tive que voltar para o Brasil em 2018, onde dei destranquei a Faculdade de Direito e continuidade à pós- graduação em gestão pública na cidade de São Paulo.
Wemerson- Sinto-me preparado. Trabalhei com gestão pública e política, sei das minhas qualificações, tenho experiência; na cidade de São Paulo já provei que sei e fiz muito como Conselheiro Municipal de Políticas Públicas. Sou destemido, não tenho medo de fazer o que é certo e o que é bom. Sou apaixonado pela minha cidade e meu Estado, amo meu povo lindo de Araguatins.
Otocantins- Além de português, quais outros idiomas você fala?
Wemerson- Inglês e espanhol
Otocantins- Quando morou em Londres, o que fez lá?
Wemerson- Fui conselheiro de cidadãos brasileiros no Reino Unido no Consulado Geral do Brasil em Londres
Articulava a facilidade e acesso ao serviços consulares e representava os brasileiros no consultado geral.
Otocantins- O que acha que vai mudar com a política?
Wemerson- Desenvolver a cidade, fazer parcerias com empresas, criar expatactivas positivas, promover crescimentos, buscar apoios políticos para investimentos na agricultura familiar, turismo, cultura, saúde, educação, entre outros..
Otocantins – Projetos
Wemerson- Firmar convênios, parceirias com empresários locais, fortalecer o comércio local, gerar renda e emprego, fazer a cidade crescer e resgatar jovens, parceirias com as igrejas, impulsionar a economia, festas e eventos, incentivo à cultura e ao turismo, esporte ao lazer, nossos jovens e famílias propiciar o retorno para o seu Estado de origem e município Araguatins.
Sabemos que muita gente foi embora daqui por falta de oportunidades, por isso que resgatar isso é farei de tudo para trazer as famílias de volta.
Otocantins- Sua principal bandeira de campanha?
Wemerson - Dignidade e cidadania para o povo araguatinense
Otocantins- Qual seu partido?
Wemerson- Sem partido, mas com dois convites, PSB E PT. Saibam que será um partido com ideologia e filosofia progressista de esquerda pois acredito muito no viés social e humano, o neoliberalismo e o capitalismo não me iludem pois sabemos dos efeitos que eles causam a sociedade. Somos flexíveis e rasuráveis ficamos com a esquerda e centro esquerda progressistas.
Otocantins - O que é política para você?
Wemerson- É a arte de transformação, meio de mudança social estruturante; a política tem o poder de mudar, criar, rever, reformar e aprimorar conceitos e ações. A política é a arte da transformação.
Otocantins - Qual sua análise da gestão municipal de Araguatins?
Wemerson- Tem suas qualidades, mas poderia melhorar muito. Nosso povo sofre com falta de saúde, educação e coisas básicas. Essa mesma avaliação é para o Estado também.
Otocantins- O que você mudaria na política de Araguatins?
Wemerson- A Política com muitos vícios. O povo está cansado de ser massa de manobra nas mãos de políticos. Seremos um divisor de águas, acredito nessa possibilidade. Também, temos que denunciar filmar gravar as compras de votos não deve prevalecer, a omissão da fiscalização é um desrespeito com a população precisamos investir nisso.