27/11/2024 às 07h14min - Atualizada em 27/11/2024 às 07h14min

Araguaína faz nova convocação de aprovados no concurso da Guarda Municipal


A Prefeitura de Araguaína publicou no Diário Oficial do Município, a convocação de uma nova lista de aprovados no concurso para a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) que estão na lista de cadastro reserva. Os 23 convocados terão até hoje 27 de novembro para apresentar a documentação exigida na etapa de investigação social. 

Os documentos poderão ser entregues de forma presencial, das 7 às 13 horas, na Secretaria Municipal de Administração (antigo Fórum), localizada na Rua 25 de Dezembro, 307, no Centro, ou entregues de forma online até as 23h59m pelo endereço eletrônico: comando.gma@araguaina.to.gov.br. 

Na investigação social, 18 candidatos serão selecionados para o Curso de Formação. Caso o número de aprovados nesta etapa seja superior às vagas oferecidas, o critério de desempate será a colocação no concurso público. 

“É importante que os candidatos fiquem atentos às datas para a entrega dos documentos, pois o descumprimento deste critério pode resultar na convocação do próximo candidato da lista. A GMA está se desenvolvendo e ampliando não apenas o número de agentes, como também os equipamentos para garantir a segurança patrimonial e da população”, diz o comandante da GMA, Renilson Galvão. 

A edição nº 3159 de 18 de novembro de 2024, onde foi publicado o edital com a lista de convocados, pode ser acessado no link: https://diariooficial.araguaina.to.gov.br/diario-oficial. 

Documentação necessária

Para efetuar a investigação social, é necessário que o candidato apresente os seguintes documentos:

- Uma foto 3x4

- Cópias do documento de identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação

- Comprovante de residência

- Certidões negativas criminais emitidas pela Justiça Estadual e Federal

- Certidões de antecedentes criminais da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Pública dos últimos cinco anos. 

Documentos com rasuras não serão aceitos e o não envio ou entrega incompleta da documentação implicará na eliminação automática do candidato.

Regulamentação da Investigação Social 

A Comissão de Investigação Social é responsável pela apuração da vida pregressa dos candidatos, desde a inscrição até a posse. Essa análise visa assegurar que os candidatos possuam idoneidade moral, conduta ilibada e comportamento irrepreensível para as atribuições do cargo de Guarda Municipal. 

Durante a investigação, a comissão poderá realizar diligências, obter informações adicionais e convocar os candidatos para entrevistas ou exames, incluindo testes toxicológicos.

Os critérios para eliminação incluem relacionamentos com pessoas de antecedentes criminais, prática de infrações penais, envolvimento com drogas ilícitas, embriaguez e condutas que possam comprometer a atividade da Guarda Municipal, entre outros fatores. Também serão eliminados os candidatos que apresentarem documentos falsificados ou omitirem informações relevantes sobre sua vida pregressa.

A atuação da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Araguaína (GMA), em operação desde junho de 2021, tem como missão proteger os cidadãos que utilizam bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e colaborar com outras forças de segurança.

Também realiza ações incluindo patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuações por embriaguez ao volante, apreensão de armas de fogo e intervenções em casos de violência contra a mulher. Em parceria com a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), a GMA também realiza ações de prevenção a acidentes, como blitzes educativas e de fiscalização.

Em junho de 2023, 52 candidatos foram convocados para realização da Investigação Social, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Destes, 23 assumiram o posto de Guarda Municipal.

Para emergências, o contato oficial com a GMA é pelo número 153.




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