08/11/2024 às 06h46min - Atualizada em 08/11/2024 às 06h46min

Araguaína e mais 14 cidades recebem Selo Unicef por ações voltadas a crianças e adolescentes

Araguaína foi destaque em mais um prêmio nacional, recebendo desta vez o Selo Unicef, edição 2021-2024, após alcançar a pontuação máxima nos quesitos estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, estimulando e reconhecendo avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Para receber o selo, Araguaína alcançou um desenvolvimento acima da média nacional em ações que promoveram a saúde física e mental de crianças e adolescentes, hábitos de higiene e proteção social nos últimos quatro anos. Entre as ações estão a ampliação da cobertura vacinal, ações para reduzir a evasão escolar e aplicação de políticas contra a violência.

No Brasil, 923 municípios conquistaram o selo. Já no Tocantins, dos 139 municípios, apenas 15 foram premiados, sendo que Palmas e Gurupi não alcançaram. 

Os outros municípios foram: 

  1. Araguacema 
  2. Araguaçu  
  3. Araguanã 
  4. Araguatins 
  5. Arapoema  
  6. Bandeirantes  
  7. Barrolândia 
  8. Colinas 
  9. Lagoa da Confusão  
  10. Monte Santo  
  11. Palmeirópolis 
  12. Paraíso  
  13. Pedro Afonso  
  14. São Sebastião   

“A conquista deste selo mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento da nossa cidade. Araguaína tem sido destaque nacional em diversas áreas de responsabilidade do poder municipal, pois nosso trabalho é melhorar a vida da população. Temos investido igualmente na infraestrutura, saúde, educação e assistência social, que são as áreas de maior demanda para nós”, destaca o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

 
Pontuação máxima
 
A conquista do Selo Unicef exige que o município alcance uma pontuação mínima estabelecida em três eixos distintos, que são os indicadores de impacto social, como o Desenvolvimento infantil na primeira infância, Educação de qualidade e hábitos de higiene, além do Acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas.
 
Em todos os indicativos, Araguaína conquistou a pontuação máxima e, para alcançar estes objetivos, foram realizadas uma série de ações, como a garantia ao acesso à educação inclusiva de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem, a realização da Semana do Bebê e qualificação dos serviços nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O prêmio deverá ser entregue no mês de dezembro durante uma cerimônia em Palmas.


 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90