As Forças de Segurança do Tocantins, coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), estão atuando na Operação Enem 2024 com vistas a garantir a segurança e transparência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste domingo, 3, e no próximo domingo, 10 de novembro. Todo o trabalho será monitorado diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Palmas.
No Tocantins, a operação abrange 31 municípios com 97 locais de prova e 34.543 inscritos. O CICCE vai atuar em articulação direta com o Centro Nacional de Comando e Controle para monitorar e controlar as ações de segurança no Estado. Haverá uma estrutura de comando centralizada em Palmas, garantindo que cada órgão tenha funções específicas e que a coordenação ocorra de forma ágil e precisa, com canais diretos de comunicação entre os pontos focais no Tocantins e a coordenação nacional.
O diretor do SIOP, delegado Anderson Casé, reforça que o planejamento foi feito de forma detalhada e contou com a colaboração das diversas esferas governamentais com o intuito de proteger a integridade do exame e dos envolvidos, desde a logística de transporte até a aplicação das provas. “A operação visa assegurar que o exame seja realizado de maneira tranquila e isenta de riscos, minimizando os possíveis incidentes que possam comprometer a aplicação das provas e o bem-estar dos participantes, colaboradores e envolvidos em todos os municípios do Estado”, completou o diretor.
Participantes
A Operação Enem 2024 no Tocantins conta com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO), da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), da Polícia Penal do Tocantins (PP-TO), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU).
Ainda atuam para o bom andamento das provas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com a distribuição logística das provas; o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela organização geral do exame; a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/SETO), com ações de inteligência com foco na identificação de possíveis ameaças à segurança do exame; e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), responsável pela aplicação das provas.