05/10/2024 às 07h00min - Atualizada em 05/10/2024 às 07h00min
Amanhã, em Araguaína, dois candidatos disputam a chave de mais de 1 bilhão de reais anuais
Artigo de opinião - Alberto Rocha - Jornalista
De olho no segundo maior orçamento do Tocantins, cerca de 1 bilhão e cento e sessenta mil reais anuais, estão dois candidatos disputando o comando da chave que abre e fecha a entrada e saída de todo esse dinheiro.
De um lado está o atual prefeito e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil). Wagner demonstra aparente tranquilidade, mas, nem tudo são flores na vida dele, que se apresenta como um candidato de obras. Além do desgaste natural de quem já é prefeito, ainda tem a tarefa da reeleição.
Wagner enfrenta outro problemão mais sério e que se tornou o calcanhar de Aquiles da campanha: O IPTU. O assunto se espalhou como vírus. Esse ponto fraco na campanha pode levar Wagner à ruína ou à vitória, vai depender do eleitor, que decide se considera ou não o tema no dia 6 de outubro.
Do outro lado está o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), que já foi vereador e atual deputado estadual por 4 mandatos. Jorge apostou na candidatura, ganhou as ruas com o apoio de lideranças locais e do governador Wanderley Barbosa.
Na campanha, Jorge Frederico mostrou propostas e, pelo andar da carruagem, parece que o candidato encontrou o ponto de virada que faltava, corrigiu erros, avançou sem depender de uma única força. A correção de rumo pode surtir efeito positivo nas urnas, no dia 6 de outubro.
Qualquer que seja o final, uma coisa é certa: a Prefeitura de Araguaína será comandada por sangue novo, que vai mandar num orçamento de cerca de 1 bilhão, cento e sessenta milhões de reais anuais.