02/10/2024 às 07h00min - Atualizada em 02/10/2024 às 07h00min

Sine convida trabalhador a atualizar cadastro para acessar vagas via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital


 

O Governo do Estado, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine) gerido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), convida os trabalhadores do estado que estão à procura de um emprego a fazer ou atualizar seus cadastros em uma das 12 unidades do Sine, distribuídas pelo Tocantins. Com o cadastro atualizado, o interessado pode acompanhar de casa, pelo celular ou computador, as oportunidades que melhor se encaixem às suas pretensões, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

De acordo com o diretor do Sine Tocantins, Kléber Wessel, a procura por emprego pode resultar em sucesso se o cadastro estiver atualizado no Sine com as informações adequadas, assim como as pretensões do trabalhador devidamente registrada. “Com as informações adequadamente preenchidas, é possível o cruzamento de dados e o encaminhamento do trabalhador à vaga certa, aumentando a efetividade do processo de intermediação de mão de obra realizado pelo Sine”, reforça o diretor.

Nos postos do Sine, os trabalhadores também podem receber orientações e sanar dúvidas de como utilizar o aplicativo e acessar os muitos serviços e as informações disponíveis nele.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, comenta que, atualmente, o Sine Tocantins conta com mais de mil vagas diárias disponíveis para o trabalhador. “Nosso objetivo é diminuir as distâncias entre trabalhadores e empregadores, divulgando as inúmeras facilidades possibilitadas pelos meios tecnológicos”, informa.

Como se candidatar a vagas de emprego pelo aplicativo

- Mantenha o cadastro atualizado no posto do Sine de sua região. O contato das 12 unidades do Sine está disponível por meio do link.

- Baixe o aplicativo no celular (Apple Store, para IOS, ou Play Store, para Android); e

- Faça o cadastro, seguindo as instruções do aplicativo ou insira o usuário e senha do gov.br.

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital

A carteira de trabalho digital reúne todo o histórico do trabalhador. Estão contidas no documento informações como: registros de férias, alterações de cargo e salário, datas de admissão, informações de rescisão, se houver, períodos de trabalho, entre outras.

Sendo possível, ainda, por meio dela solicitar o seguro-desemprego, consultar as vagas de emprego disponíveis ao seu perfil e pretensões de trabalho.

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