A temporada de praia no Tocantins terminou no final de julho, porém, com o forte calor nos meses de agosto e setembro aumenta a frequência de usuários em locais de banho, especialmente em chácaras e praias dos rios Araguaia e Tocantins.
Em uma das joias do Tocantins, a praia do Escapole, localizada em Araguanã, ainda se vê pequeno fluxo de turistas que buscam descanso e refúgio nas belas águas do Araguaia.
O lugar isolado e formado por uma ilha de areia branca criada pela baixa do rio Araguaia, recebe aos finais de semana um público que já está acostumado com as belezas do local, que aproveita a baixa do rio para passar temporadas na beira do rio Araguaia.
Mas, se sobra beleza no Escapole, falta consciência ecológica por parte dos visitantes da praia. Um frequentador do Escapole enviou, indignado, um vídeo denunciando a falta de consciência de muitos frequentadores da praia.
As belezas naturais do Escapole dão lugar à falta de conscientização ambiental, ao descaso das autoridades, além da falta de respeito de muitos usuários. O cenário de muito lixo e restos de ranchos transformam o local em terra de ninguém, e fica a sensação de impunidade e descaso.
E para piorar ainda mais, além da grande quantidade de lixo e barracas deixados para trás, frequentadores ainda tocam fogo no que restou, causando indignação aos turistas conscientes.