O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta amarelo de perigo potencial em todos os 139 municípios do Tocantins, para esta segunda-feira (16). A umidade relativa do ar deve chegar a 10% em algumas cidades, o que pode causar tontura e dor de cabeça.
O tempo seco também aumenta o risco de incêndios e dificulta o combate dos focos já existentes. Na Ilha do Bananal o fogo tem deixado um rastro de destruição. A grande quantidade de queimadas por todo o estado fez com o que o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro colocasse 160 soldados para ajudar no combate. A baixa umidade também pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Entre as recomendações para lidar com a seca estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. É recomendado o uso de hidratante para pele e umidificar o ambiente.
Em Palmas o dia será de sol com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 39°C de máxima e 22°C de mínima. A umidade do ar estará em 20%. A previsão é de ventos de brisa forte, o que facilita a propagação de incêndios.
Em Gurupi, a temperatura deve atingir 40°C e terá mínima de 24°C, com umidade relativa do ar em 10%. Nos dias seguintes, o clima se matém quente e seco com temperaturas oscilando entre 38°C e 41°C. A umidade do ar deve continuar em torno de 20%.
A previsão do tempo para Araguaína será de máxima de 39°C e mínima de 22°C, com umidade atingindo baixa de 20%. Nos dias seguintes, o clima mantém temperaturas elevadas oscilando entre 38°C e 40°C.
Em Dianópolis, a umidade do ar atinge a mínima alarmante de 10%. A temperatura máxima será de 39ºC e mínima de 20ºC. A previsão de baixa umidade se mantém nos próximos dias.