O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agência Tocantinense de Mineração (Ameto), participa da Exposibram 2024 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, que ocorre em Belo Horizonte/MG, até esta quinta-feira, 12.
O estande institucional do Governo do Tocantins foi equipado com amostras de minerais e pedras preciosas, extraídas em solo tocantinense, para chamar a atenção dos participantes da feira, além de recepcionar investidores nacionais e internacionais. O espaço também possui painéis com vídeos explicativos e material informativo impresso com informações sobre o setor de mineração e outras potencialidades econômicas do Estado.
No local, os técnicos da Sics e da Ameto também apresentam, aos empresários, a política de incentivos fiscais, a infraestrutura logística e a melhoria do ambiente de negócios promovida pela gestão do governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, ressalta que a participação do Governo do Tocantins em grandes feiras de negócios é uma das estratégias de desenvolvimento previstas no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics). “Com recursos do FDE [Fundo de Desenvolvimento Econômico], o Governo do Tocantins está aprimorando o mapa geológico do Estado para embasar ainda mais, juntamente com os incentivos fiscais e outros atrativos, a decisão das mineradoras para implantar seus negócios no Estado, promovendo o crescimento econômico e a geração de emprego e renda”, destaca.
O presidente da Ameto, Milton Neris, evidencia que o Tocantins é a mais nova fronteira mineral do Brasil. “O Governo do Tocantins tem incentivado fortemente o setor e já firmou parceria com a ANM [Agência Nacional de Mineração] e o SGB [Serviço Geológico do Brasil] para fomentar a inovação e a tecnologia, voltadas para a exploração mineral, com foco no desenvolvimento sustentável”, enfatiza.
Exposibram 2024
A Exposibram é considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a principal vitrine para geração de negócios, apresentando as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.