13/11/2019 às 17h34min - Atualizada em 13/11/2019 às 17h34min

Caixa Econômica exige compra de máquina de cartão crédito para abrir conta bancária



Alberto Rocha
 
Elas viraram febre no Brasil e uma verdadeira  dor de cabeça para quem deseja abrir uma conta bancária  de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal.  Trata-se das famosas maquininhas de cartão de débito e crédito muito  utilizadas hoje no comércio, especialmente por lojas que têm movimento intenso de vendas.
 
A empresária E.D.P foi até à Caixa Econômica Federal abrir uma conta jurídica da empresa de comunicação. Para sua surpresa,  a gerente da instituição financeira, agência Alto São João, localizada  na Avenida Filadélfia, próximo à  região da Feririnha,  em Araguaína,  teria dito que a conta só seria aberta se a empresária comprasse uma máquina de cartão de crédito.  Caso contrário, a Caixa não teria nenhum interesse em abrir a conta da empresa.
 
A gerente teria mostrado ainda para a empresária uma pilha de propostas de abertura de contas que estava à espera de resposta de clientes para a compra da maquininha.
 
A empresária ficou indignada com a proposta, a recusa  e a exigência da gerente para abrir a conta jurídica.  
 
“Eu procurei a Caixa por ser uma instituição público-privada, empresa pública, e achei que lá eu não teria nenhum problema para abrir uma conta jurídica, mas a gerente foi bem clara ao condicionar a abertura da conta à compra de uma máquina, que custava em media 400 reais. Fui embora, não abrir a conta, procurei um banco privado, que não me fez nenhuma exigência absurda”.
 
O diretor do Procon de Araguaína, Manoel Messias, disse à reportagem que esse tipo de exigência é proibido pelo Código do Consumidor, e quem se sentir prejudicado deve procurar o Procon para fazer a reclamação.
 
“É inadmissível essa prática. O nome disso é compra -casada, é totalmente irregular, imoral e proibido pela Legislação Brasileira. Quem for prejudicado pode procurar o Procon;  os fiscais vão imediatamente no local fazer a fiscalização e autuação, se for necessário”, disse Messias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento