Cachoeiras do Japonês e Sol Nascente, rapel e caverna no Morro do Além e passeio de caiaque no Rio Lontra. Esses foram os seis pontos turísticos visitados pelo pré-candidato à Prefeitura de Araguaína Jorge Frederico para mostrar parte do potencial turístico da cidade. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Jorge garante investimento público e parcerias com empresas para inserir a cidade na rota do ecoturismo e lamenta a falta de investimento na área nos últimos anos.
“Vamos mostrar a você que é de Araguaína a capacidade turística que temos aqui na cidade. Imagina comigo aqui um investimento do poder público, parcerias privadas, fazendo com que esses lugares tenham segurança, gere emprego e renda. É um potencial turístico incrível que nós temos”, destacou o pré-candidato.
Movimentando a economia
O empresário Felipe Chico, do ramo hoteleiro, acredita que a região é conhecida pelos grandes rios e pelas cachoeiras próximas, um potencial turístico que precisa ser mais explorado. “Desejamos que o turismo cresça, beneficiando a rede hoteleira, gastronômica e todos que dependem do fluxo de visitantes em nossa cidade”.
Na Cachoeira do Japonês, localizada a 20 minutos de Araguaína, Jorge destacou a movimentação financeira gerada na cidade com o turismo. “São potenciais como esse que precisamos enxergar, para a geração de emprego e renda, fazendo com que a rede hoteleira de Araguaína esteja sempre lotada, restaurantes, as pessoas que vêm fazer negócios na cidade, que eles tenham também um atrativo turístico com essa natureza linda”.
Outra cachoeira visitada por Jorge foi a Sol Nascente. No local, o professor Erick Santos falou da beleza do lugar e reforçou o potencial para o turismo. “Araguaína possui um tesouro escondido que merece ser explorado e valorizado! Com suas águas limpas e paisagens deslumbrantes, este lugar mágico tem o potencial de se tornar um ponto turístico incrível em nossa cidade”.
Locais desconhecidos
Uma atração turística radical da cidade é o Rapel no Morro do Além, localizado praticamente dentro da cidade. Ao praticar o esporte no lugar, Jorge apontou a importância da estrutura, dando segurança aos turistas e atraindo mais pessoas. “Imagina isso estruturado por mim, gerando emprego, renda e alegria para muita gente. Nós sabemos que o turismo é uma das molas-mestras desse nosso país. E o potencial que Araguaína tem precisa ter esse investimento”.
No mesmo lugar, outro local inusitado que não é muito conhecido na cidade: a Caverna do Além. O pré-candidato ficou encantado e citou a caverna como mais uma rota para o turismo em Araguaína. “E eu vou mostrar algo que a grande maioria das pessoas não sabe, que em Araguaína tem uma caverna que corta o morro. Eu estou dentro da caverna do Morro do Além, quantas famílias, aquelas mais aventureiras, que tem vontade de conhecer uma caverna e nós temos dentro de Araguaína".
Ecoturismo em destaque
O Rio Lontra corta a cidade de Araguaína. O trecho do rio propício para a prática de passeio de caiaque fica a 6 km do Centro, onde o pré-candidato assegurou seu compromisso com o turismo. “É um potencial turístico incrível que nós temos. 10% de todo o PIB [Produto Interno Bruto] nacional é produzido pelo turismo. Vendo o quanto o ecoturismo tem um potencial enorme em Araguaína, no passeio de caiaque, fazer com que essa economia gire de forma sustentável é também um compromisso meu”.