Araguaína avança mais uma etapa para a homologação do aeroporto e recebimento de voos de aeronaves maiores. Ainda nesta semana, a prefeitura fará a retirada de cerca de 40 árvores nos setores Nova Araguaína, Bairro de Fátima e Xixebal, na área do entorno da pista de pousos e decolagens.
Esta é mais uma das exigências de segurança do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), responsável por aferir, medir e analisar os equipamentos de auxílio à navegação aérea e procedimentos de tráfego aéreo para homologação.
Também nesta semana, a prefeitura aguarda mais uma vistoria do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), unidade ligada ao Decea, para avaliar a retirada das árvores.
“Já nos reunimos com os ministros de Portos e Aeroportos, do Turismo e das Comunicações para pedir celeridade na homologação do nosso aeroporto. O que é de nossa responsabilidade está sendo feito dentro do planejamento. Agora aguardamos as devidas autorizações para as companhias aéreas poderem incluir Araguaína em suas rotas”, diz o prefeito Wagner Rodrigues.
A prefeitura fará a compensação ambiental das árvores retiradas com o plantio de novas mudas nativas do Cerrado em outras regiões da cidade. Para cada espécie removida, três outras serão plantadas.
Busca ativa
No início de abril, Araguaína recebeu a primeira visita do GEIV para homologar as cartas de aproximação das duas cabeceiras do aeroporto.
No dia 22 de julho, em Palmas, o prefeito Wagner Rodrigues se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e solicitou uma nova visita do GEIV para homologar a qualificação da pista e a instalação dos novos equipamentos de orientação e navegação dos aviões.
No dia 30 de julho no aeroporto de Araguaína, Wagner recebeu os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, e mais uma vez tratou do protocolo de homologação.
No início desse ano, em São Paulo, o prefeito se reuniu com diretores das companhias aéreas Gol e Azul para solicitar novos voos para Araguaína. Com a liberação do aeroporto por parte das autoridades federais, as duas empresas garantiram que vão operar na cidade ainda nesse segundo semestre.
Etapas cumpridas
A Prefeitura de Araguaína já concluiu o sistema de drenagem da pista, nivelamento de cabeceiras, a instalação do PAPI ( Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil.
As próximas fases das obras de modernização do aeroporto incluem a finalização dos projetos que contemplam as estruturas internas, mas que não interferem na operacionalização dos voos na cidade.
O aeroporto ainda terá um novo estacionamento, nova área para hangares, uma área de giro, além do reforço na pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.
A Avenida Dionísio Farias, principal via de acesso ao aeroporto, também será duplicada.