03/08/2024 às 07h58min - Atualizada em 03/08/2024 às 07h58min
No Tocantins, Prefeitura contrata mais de 7.500 servidores
Toda Prefeitura tem seus contratados. Araguaína, no norte do Tocantins, não foge à regra. Até aí tudo normal.
O Município tem, atualmente, mais de sete mil e quinhentas pessoas contratadas, espalhadas em diferentes órgãos e com salários diferenciados.
Esse número pode assustar se comparado à grande maioria dos Municípios tocantinenses, cuja população beira a oito mil habitantes, número que se aproxima da mesma quantidade dos contratados pela Prefeitura de Araguaína.
O que estranha também e sugere preocupação é a evolução rápida nesses contratos. Só de janeiro a junho deste ano, foram registrados cerca de três mil contratos a mais.
As perguntas que são feitas, são: 1 - Qual a justificativa para essa evolução rápida no número de contratos? 2 - Os serviços da Prefeitura aumentaram nesse mesmo período do aumento das contratações? 3- Quais serviços teriam aumentados tanto a ponto de justificar o grande número de contratos? 4- Os terceirizados da Prefeitura não estariam dando conta dos serviços para os quais foram contratados? 5 - Em ano eleitoral, os servidores contratados podem ser pressionados a virarem cabos eleitorais?
O que diz a lei
A Lei nº 9.504 diz que a contratação de pessoal poderá ocorrer até três meses anteriores à realização do pleito eleitoral.
As informações sobre os contratos estão disponíveis no próprio site oficial da Prefeitura de Araguaína, no portal da transparência.
O portal está aberto para qualquer questionamento sobre o assunto.