O Governo do Tocantins tem investido cada vez mais no enfrentamento à violência contra a mulher. Com base nisso, o Comandante-Geral da Polícia Militar (PMTO), Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, apresentou à Primeira-Dama do Estado, Karynne Sotero, e à Secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, na manhã desta terça-feira, 30, a campanha De Homem Para Homem, direcionada à conscientização do público masculino.
Com início das ações no mês de agosto, o projeto terá várias etapas e é uma iniciativa do 6º Batalhão da PM, coordenado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).
O Tenente-Coronel Dennys Gomes Dalla, Comandante do 6º Batalhão, explicou como será a execução da campanha que contará com ações de blitzes informativas, distribuição de panfletos e conscientização através de conversas De Homem Para Homem.
“A princípio, são duas ações: a campanha Homem Para Homem, em que a PM fará abordagens para orientar, conscientizar e advertir os homens sobre a violência contra a mulher, além de alertar sobre as implicações legais. Também falamos sobre um evento pioneiro: a corrida da Força Tática em proteção à mulher, que será realizada na região sul de Palmas. O objetivo é levantar a pauta da proteção à mulher perante todas as pessoas”, explicou o Tenente-Coronel Dalla, comandante da unidade.
A Primeira-Dama Karynne Sotero enalteceu o projeto voltado para o público masculino. “Tenho certeza de que será um sucesso, porque acredito no poder transformador da educação”, disse, lembrando do projeto Foco no Fogo, desenvolvido por ela quando atuava na área de educação ambiental na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que trouxe bons resultados na redução de focos de queimadas ilegais no Tocantins.
“Conforme os dados que já levantamos, o homem, que é o potencial causador da agressão, é nele que vamos buscar a prevenção, orientar e diminuir os índices de violência doméstica”, afirmou o Comandante-Geral da PM, Coronel Barbosa.
Após a apresentação do projeto, a Primeira-Dama Karynne Sotero sugeriu que as inscrições na corrida sejam realizadas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. “É um desejo meu e do governador Wanderlei Barbosa que todos os eventos esportivos e culturais do Estado tenham esse caráter social”, afirmou.
O Comandante-Geral colocou a PM à disposição para apoiar a distribuição dos alimentos. “As unidades da PM podem ser um polo de arrecadação e disponibilizamos também veículos para o transporte, caso seja necessário”.
Educar para quebrar ciclos de violência
A Secretária da Mulher, Berenice, defendeu que é necessária uma força-tarefa para trabalhar a temática em todos os âmbitos, especialmente nas escolas.
“Nós sabemos que a violência não vem só da situação social. Ela é fruto da falta de educação. Um filho que vê o pai violentar a mãe é um potencial agressor no futuro. Então, através da educação, podemos quebrar esses ciclos”, afirmou a Secretária da Mulher.
Também participaram da reunião o Chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Cláudio Thomáz Coelho de Souza, e a Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues.