25/07/2024 às 07h22min - Atualizada em 25/07/2024 às 07h22min

Araguaína está entre as 80 cidades destaque em educação no Brasil

Araguaína está entre as 80 cidades do Brasil que se destacaram em Educação e que serão homenageadas pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) durante o Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros no Centro Brasileiro Britânico, nessa quinta-feira (25) em São Paulo. A cerimônia reunirá prefeitos, secretários de educação e autoridades.

A homenagem recebida por Araguaína é fruto do Programa de Correção de Fluxo do Instituto Ayrton Senna desenvolvido nas escolas municipais e que alcançou resultados positivos no último ano. O objetivo da ação é incentivar, resgatar e acolher crianças que ainda não conseguiram alcançar as habilidades de um aluno alfabetizado.

Suhelen Coelho dos Santos, diretora da Escola Municipal Arnon Ferreira Leal, uma das unidades abraçadas pelo programa, conta que a equipe vivenciou experiências gratificantes com o desenvolvimento das crianças tanto no ambiente escolar, quanto na vida em família.

“Essa foi uma das ações que fizeram a diferença na vida dessas crianças. Foi visível observar o avanço deles dentro e fora da sala de aula e sabemos que, para garantir o bom desempenho do aluno, ele precisa ser frequente na escola”, completa a diretora Suhelen.

Como funciona o programa nas escolas municipais?

No processo de identificação e acolhimento da criança, além dos professores, os assistentes sociais e psicólogos atuantes na rede municipal de ensino também participam ativamente do Programa de Correção de Fluxo do Instituto Ayrton Senna, conversando com o aluno e com a família sobre as novas necessidades e rotinas. Essas abordagens são feitas tanto na escola, quanto na casa da criança.

“Quando o ano letivo começa, fazemos algumas avaliações diagnósticas com os alunos para que os professores, coordenadores, supervisores e diretores analisem quais deles vão precisar do programa. Na sequência, executamos as estratégias que o programa oferece”, explica a diretora.

A secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, conta que, para manter a motivação desses alunos e criar condições favoráveis para a evolução do ensino, a escola oferece almoço entre os períodos de estudos.

“No decorrer do ano, esses estudantes frequentam regularmente as aulas no período matutino e, no período vespertino, eles recebem um reforço. Alguns deles moram longe da escola e percebemos uma dificuldade para eles frequentarem os dois horários, por isso nos organizamos para oferecer o almoço”, informa a secretária.

No final do ano letivo, a equipe pedagógica da escola faz um novo diagnóstico individual com cada aluno do Programa de Correção de Fluxo para verificar a evolução no aprendizado. 

Evento de homenagem

A programação do Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros no Centro Brasileiro Britânico incluirá painéis de homenagens aos agentes de transformação, premiação de municípios destaques na educação e apresentação de políticas educacionais de sucesso dos municípios

A fundadora e presidente do Instituto, Viviane Senna, fará a abertura oficial e Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, e Inês Kisil Miskalo, diretora de educação, conduzirão os trabalhos ao longo de todo o evento. “Vamos homenagear os territórios que estiveram com a gente neste compromisso consistente com a educação e que institucionalizaram nossos programas como políticas públicas. Queremos também fazer com que outros municípios se sintam incentivados a implementar essas práticas e fazer crescer essa rede de municípios”, destacou Ewerton.

Sobre o Instituto Ayrton Senna 

O Instituto Ayrton Senna trabalha pela transformação de vidas por meio da educação pública de qualidade. Desde 1994, inspirados pelo legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto aplica conhecimentos para levar programas educacionais inovadores para escolas públicas, impactando cada vez mais crianças e jovens do Brasil. Por meio da pesquisa, da mobilização social e projetos educacionais aplicados em escala, acelera a qualidade da educação pública para impulsionar o potencial que cada estudante tem de alcançar sua própria linha de chegada. Em 30 anos de história, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento