25/07/2024 às 07h17min - Atualizada em 25/07/2024 às 07h17min

Tocantins fortalece a Polícia Militar com investimentos em infraestrutura e equipamentos

As ações desenvolvidas pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), nos seis primeiros meses de 2024, demonstram o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento da segurança pública e o reforço no combate à criminalidade, com destaque para reformas de unidades; aquisição de equipamentos e armamentos; capacitações, entre outras ações estratégicas.  

O Governo do Tocantins e parceiros investiram mais de R$ 1 milhão na reforma geral do 10° Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), obra inaugurada no mês de maio. A unidade atende os municípios de Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Conceição do Tocantins e Taipas. Também inaugurada em maio, a nova sede da 8ª Companhia Independente (8ª CIPM), sediada em Palmeirópolis, que atende as cidades de Paranã, Jaú, São Salvador e São Valério, recebeu um investimento de cerca de R$ 250 mil. 

No início deste ano, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também inaugurou as melhorias implantadas no complexo esportivo do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), em Palmas. Na ocasião, a PMTO apresentou os novos reforços do Batalhão Futebol Clube (BFC), clube profissional e independente, que é fruto do projeto social Escolinha de Futebol, iniciativa que atende anualmente 630 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, na Capital e região. 

 “Esses investimentos são de extrema importância para atendermos as demandas da segurança no Tocantins. Estamos sempre empenhando todos os nossos esforços para que a população esteja segura, com policiais capacitados, estrutura adequada e equipamentos de última geração”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, enfatiza que, graças aos recursos destinados à PMTO, a realização dos trabalhos foi aprimorada, sempre buscando um resultado positivo na segurança pública. “Desde o serviço administrativo ao serviço operacional ordinário e especializado, toda a corporação faz e entrega o melhor para todos os cidadãos tocantinenses. Isso se deve aos cursos, aos equipamentos de última geração e a todo o investimento que vem do Governo do Tocantins”, salienta o comandante-geral. 

Equipamentos 

A PMTO recebeu oito viaturas, destinadas pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), fruto do esforço e da parceria entre Governo do Tocantins com o Governo Federal. Além disso, dentre os equipamentos adquiridos para reforçar o trabalho da corporação, estão espingardas calibres 12, coletes balísticos, armas de choque, granadas lacrimogêneas, algemas, bem como 121.750 munições para treinamento e mais munições que são utilizadas no serviço operacional.

Capacitação

Investir em capacitação é um dos pilares da instituição. No primeiro semestre de 2024, diversos cursos foram disponibilizados aos policiais. Em maio, 22 policiais concluíram o Curso de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), além de 33 novos policiais que estão habilitados para atuarem na defesa das divisas do Estado, após formação no 1º Curso de Operações de Divisas (COD) da PMTO.

Outras capacitações estão em andamento, como o Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP 2024), que é realizado para 300 cabos, assim como o 3° Curso de Operações Especiais (Coesp).

Novo concurso

O tão aguardado concurso da instituição foi autorizado pelo governador Wanderlei Barbosa neste primeiro semestre. A liberação do recurso para a realização do certame já foi garantida e as comissões trabalham para que o edital seja publicado. Serão ofertadas 660 vagas, sendo 600 para soldados e 60 para oficiais.  

Projetos sociais

A PMTO investe em projetos sociais, com foco em crianças e adolescentes. Diversas ações vêm sendo desenvolvidas pela instituição em todo o Estado, a exemplo das escolinhas de futebol e das academias de artes marciais, com vários destaques em campeonatos nacionais, além do Coral Infantojuvenil implantado em março deste ano, em Palmas.

Outro grande destaque na linha preventiva adotada pela Polícia Militar é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que neste primeiro semestre de 2024 contemplou 27 municípios, formando 9.307 alunos nos currículos do programa. Também foram realizadas 4.813 palestras preventivas.

Além disso, o Tocantins conta, atualmente, com 27 colégios militares em vários municípios. No primeiro semestre de 2024, mais de 14 mil alunos retornaram às aulas. Esse número demonstra que houve um crescimento de mais de 27% nas matrículas, quando comparado ao número de alunos matriculados no final de 2023.

 Operações

Os investimentos são fundamentais para a segurança da população tocantinense. Nos primeiros seis meses de 2024, foram realizadas as operações Maio Amarelo, Nárke 2, Semana Santa, Caminhos Seguros, Protetor das Fronteiras e Divisas, e do Carnaval 2024.

A Operação Carnaval 2024 foi realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em 90 municípios em que ocorreram 234 programações. A ação garantiu um dos carnavais mais seguros da história e teve um efetivo de cerca de 500 policiais militares e 270 viaturas empregados por dia de evento, sendo que 2,5 mil policiais trabalharam durante todo o período de Carnaval. O serviço ordinário foi mantido sem alterações.

Foram 65 blitzes de trânsito realizadas em áreas do circuito de Carnaval e imediações. Houve 34 prisões, três armas brancas foram apreendidas e não houve apreensão de arma de fogo dentro dos circuitos de Carnaval, mostrando que a ostensividade e a intensificação das ações surtiram efeitos. 

Ocorrências 

Todos os investimentos em equipamentos, o aumento da frota, a capacitação dos policiais militares e as ações de prevenção fazem com que a corporação trabalhe ainda melhor. Em um comparativo do mesmo período, dos anos de 2023 e 2024, nos seis primeiros meses, os homicídios caíram de 160 para 76 casos registrados pela PMTO no Tocantins, cerca de 52,5% de redução. Já nos registros de roubo, houve uma queda de 26,6%, de 492 para 361 casos no Estado. Quanto aos latrocínios, que são roubos seguidos de morte, apenas um foi registrado, contra seis que ocorreram no mesmo período no ano passado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento