O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) participou nesta última segunda-feira (22), de agenda positiva ao lado do Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades, em Palmas. Na programação, a inauguração da reforma do Aeroporto Internacional de Palmas e, em seguida, a apresentação do projeto para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins.
A obra no aeroporto de Palmas foi orçada em R$ 36 milhões. Os trabalhos incluíram a reforma completa do Terminal de Passageiros, melhorias na drenagem e sinalização da pista, iluminação do Pátio de Aeronaves, adequação da sinalização de pátio para acomodar cinco posições de aeronaves do código C (como um Airbus A320, por exemplo), adequação do balizamento da Pista de Pouso e Decolagem, correção de declividade da faixa preparada e construção de RESA (área de escape) na cabeceira da pista.
Para Lázaro, esta é uma grande obra, que contribui diretamente para o desenvolvimento do Tocantins. “Hoje testemunhamos o trabalho do Governo Federal, do Governo do Estado e da parceria público-privada pelo desenvolvimento do Tocantins. São ações como essa que trazem melhorias para o Estado e para a nossa gente, potencializando nosso turismo, atraindo investimentos, e gerando emprego e renda”, declarou o deputado.
Na oportunidade, o parlamentar também mencionou a luta pela ampliação dos voos em Araguaína, reforçada também pelo Governador Wanderlei Barbosa, que recebeu a confirmação por meio do Ministro Silvio Costa de que o Governo Federal está viabilizando mais voos para o aeroporto. A ideia inicial é lançar um voo direto para Araguaína e, em seguida, trabalhar no fortalecimento da aviação para ampliar a malha aérea do município.
Implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins
Na sequência, foi apresentado o projeto e anúncio da qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins. O evento foi realizado na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT). Em sua fala, Lázaro parabenizou os esforços do Governador Wanderlei Barbosa e do Governo Federal pela agilidade no andamento dos processos das obras. O deputado afirmou que a implantação da Hidrovia no Tocantins, integrada com os modais rodoviário e ferroviário, permitirá ao Estado um lugar de destaque no cenário nacional. "A implantação das hidrovias é fundamental para o transporte de cargas, sobretudo, derivadas do agronegócio, como os grãos, além de fazer a conexão com outros modais, facilitando o escoamento da nossa mercadoria para outros estados e para o exterior”, pontuou.
Na oportunidade, o superintendente regional do DNIT anunciou a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará. A obra foi construída com recurso da bancada federal do Tocantins.